20 de outubro de 2011

Mitos e verdades: celulite

Por Tarícia em 10/20/2011


Sabe aquele clica aqui, clica ali e quando vê você foi parar num assunto sem ligação nenhuma com a intenção inicial mas, ainda assim válido?! Então!
Resumi essa matéria  da Marie Claire sobre as principais dúvidas a respeito da celulite, que atinge quase 100% das mulheres e ainda não tem cura.

imagem: blog
Selecionei os tópicos geralmente mais comentados pelas pessoas, mas a reportagem completa está lá disponível para conferir na íntegra.

Observação: A página da matéria informa os médicos que foram consultados para prestar estes esclarecimentos:
Doris Hexsel (Clínica Hexsel de Dermatologia, em Porto Alegre e no Rio, e preceptora do Serviço de Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
Isabella Doche (Clínica Dermaplastem São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia)
Marcos Bonassi (Clínica Bonassi Dermatologia Estética e membro internacional da Academia Americana de Dermatologia).


"
Celulite é genética, herda-se da mãe
Verdade: Há uma predisposição, mas ela não é obrigatoriamente herdada. A relação da celulite com os hormônios femininos é reforçada por momentos de mudança, como puberdade, menopausa e gravidez, e também durante o uso da pílula. Aumento de peso, má nutrição e sedentarismo não só estão relacionados com o surgimento dos furinhos, mas também com a piora do quadro.

Técnicas de automassagem podem ajudar no combate à celulite
Depende: Apenas espalhar com força o creme hidratante ou anticelulite após o banho não ajuda. O ideal é fazer os movimentos sempre de baixo para cima e direcionados ao coração, para melhorar a circulação.

Refrigerante light e água com gás dão celulite
Mito: Até hoje, não existe comprovação científica de que refrigerante tenha influência no aparecimento ou agravamento da celulite. O que é verdade é que tudo que engorda, incluindo bebidas calóricas (refrigerantes normais, sucos industrializados), aumenta a celulite, pois contém açúcar e ele se acumula nas áreas de gordura de depósito (onde o nosso organismo “estoca” a gordura). Refrigerantes nas versões “zero” ou “light”, bem como água mineral com gás, não geram aumento de peso, até onde se sabe. Já o gás é certeza: não consegue insuflar a gordura!

Pílula anticoncepcional e cigarro agravam a celulite
Verdade: Os hormônios são importantes fatores predisponentes e condicionantes da celulite. Tanto que ela é quase exclusiva da mulher. O estrogênio parece ser o principal deles envolvido nos processos de surgimento, evolução e agravamento da celulite e na distribuição de gordura no corpo feminino. Sabe-se que a celulite pode piorar quando há altos níveis de estrogênio, como na puberdade, menstruação e reposição hormonal. O cigarro, por sua vez, aumenta as toxinas e piora a vascularização das células, incluindo as de gordura, podendo agravar o quadro.

Quanto maior o músculo, menos celulite
Mito: Localizada e musculação aumentam a massa e previnem a flacidez muscular, mas não tratam a flacidez da pele, um dos grandes problemas na celulite. O tamanho do músculo não tem relação com a maior ou menor visibilidade dos furinhos.

Peles flácidas têm mais tendência à celulite
Verdade: Celulite tem tudo a ver com a flacidez, principalmente depois dos 30 anos, quando a pele começa a diminuir o colágeno, tornando-se mais suscetível aos efeitos da gravidade.

Correr aumenta a celulite
Mito: Exercícios aeróbicos, como corrida, natação e bicicleta, são os mais indicados para tratar a celulite, pois diminuem a gordura e aumentam a oxigenação dos tecidos. Mas os melhores resultados são a prática de exercícios físicos associada a outros tratamentos e uma dieta equilibrada.

Almofada e bermudas anticelulite funcionam
Mito Os efeitos ainda são bastante duvidosos. Talvez a compressão ajude a melhorar a circulação, mas ainda são necessárias evidências científicas dos materiais utilizados e, principalmente, de resultados comprovados.

É impossível se livrar 100% da celulite
Verdade: Existem vários tratamentos que melhoram muito o aspecto da pele e os furinhos, mas é difícil falar de “celulite free”. O melhor para chegar o mais perto possível disso é com a combinação vida saudável e sem cigarro + exercício físico + peso sob controle.
"

Obs: nenhuma destas informações substitui uma consulta médica! Não há nada mais válido do que um médico, informado das suas características genéticas, que avalie seu caso com atenção especial.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

UseBlush Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare