14 de dezembro de 2011

Comprar, usar, devolver (?)

Por Tarícia em 12/14/2011

Vocês sabem, estou no Brasil mas acompanhando o que tem se passado em Portugal. Em um dos sites que geralmente acesso vi em destaque esta matéria e só pensei em vir perguntar pra vocês o mesmo que a Dora, de Braga, disse lá no fim nos comentários: "Se nas pequenas coisas não há comportamentos decentes, como poderá haver nas que verdadeiramente importam?" (disse tudo Dora!)

O que se passa é o seguinte "Numa sondagem feita em Março deste ano pelo site VoucherCodes a três mil britânicos, 28% dos inquiridos admitiram já ter devolvido uma peça de roupa depois de a usar, enquanto 7% confessaram fazê-lo com alguma regularidade." Logo em seguida diz-se que em um outro estudo realizado também no Reino Unido (pela OnePoll) uma em cada três mulheres já devolveu um  vestido depois de o usar. E em destaque está que um décimo das consumidoras não hesita em fazê-lo sempre que vai sair á noite, a um casamento ou simplesmente jantar fora.


Eu não sabia mas, há um neologismo inglês para este comportamento: shopgrift. É o caso de quem gosta de uma peça e compra com o intuito de usar e devolver pouco tempo depois. O relato de uma shopgrifter na matéria é bem claro,  "Há peças de que gosto e há outras em que penso ‘se calhar dá para vestir uma ou duas vezes e depois vou entregar' "

Um ex-funcionário de uma loja do grupo Inditex (que detêm  Zara, Pull & Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho, Zara Home) diz "À excepção de roupa interior e de peças adquiridas em época de saldos, devolver e ter o dinheiro de volta não é das tarefas mais difíceis quando falamos de grandes superfícies comerciais."

Gente, que abuso! Que (medíocre) consumismo doentio. Fala a verdade?!
Para conferir o material na íntegra, acesso o site do Publico.pt, ou clique neste link.



PS: eu SEMPRE lavo as roupas novas antes usar pela primeira vez! Tá aí mais um motivo...









0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

UseBlush Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare