27 de agosto de 2012

Livro: O Livro Negro do Estilo, Nina Garcia

Por Tarícia em 8/27/2012
Para compensar vocês do nosso recente sumiço no blog, tem coisa melhor que novidades?! Estreia hoje uma nova tag no UseBlush, Livros! A ideia é unir esta nova tag ao tema central dos assuntos aqui no blog, os interesses do universo tipicamente feminino. Quem sabe com o tempo podemos incluir também romances ou outros temas da literatura? Deixaremos sob o comando (e o interesse) de vocês leitoras!


Ok, apresentações feitas, podemos começar. O fim do semestre que passou foi atipicamente mais tranquilo do que o esperado, por isso aproveitei a oportunidade de relaxar durante boa parte do tempo com livros da "hora do recreio" como diria a Ale Garattoni. Usei a expressão dela pois não sou profissional da área, portanto estes livros são encarados como enriquecimento cultural, mas principalmente como forma de descontração e lazer. Vou dividir algumas destas experiências aqui no espaço Livros do blog.

Para começarmos, Nina Garcia!
O Livro Negro do Estilo (The Little Black Book of Style)

O Livro Negro do Estilo, traduzido de The Little Black Book of Style, é o 'livrinho básico' de estilo para qualquer pessoa, fazendo uma alusão à importância do 'pretinho básico' no armário. A autora, Nina Garcia, é uma jornalista colombiana que vive em Nova Iorque e é conhecida pelos trabalhos de júri de moda no programa Project Runway, por ter sido ex-editora de moda na Elle e por atualmente atuar como diretora de moda na Marie Claire norte-americana.

O livro é de leitura leve e descontraída. Com suas palavras Nina transmite confiança para a leitora, revela inspirações para o mundo da moda com exemplos dos próprios pais dela, de cenas de filmes, música, viagens e arte. O diferencial é que ela faz essas referências fora do padrão daquela receita de um manual para nos fazer cópia de um certo alguém. Um dos capítulos é dedicado a dicas do que vestir em determinadas ocasiões e um outro traz, em formato de entrevista com grandes nomes do mundo da moda, truques e dicas válidos para muitas mulheres. Em aspectos gerais, o objetivo não é apresentar regras para criar ou reciclar o estilo de uma pessoa e sim trazer dicas e exemplos para não ser justamente uma 'vítima da moda' (perfeitamente elucidado na divertida verdade sobre as it bags).

O melhor de tudo é que, se não bastassem as animadas palavras da Nina, o livro é recheado de lindíssimas ilustrações de Rubens Toledo, que dispensam comentários!


Este livro foi a sua primeira publicação, mas atualmente já são no total quatro os livros desta autora. Além deste que foi tema de hoje, há o The One Hundred, The Style Strategy e mais recentemente em 2010 o Nina Garcia’s Look Book. Nenhum destes eu li mas ando atualmente bastante curiosa com o The One Hundred.

Citações da autora neste livro:

"A confiança é cativante, poderosa e não desaparece - e isso é infinitamente mais interessante do que a beleza."

"O estilo surge quando sabemos quem somos e quem queremos ser no mundo."

"A 'tal bolsa' é algo que nunca compreenderei. Por que razão ia alguém querer andar com uma bolsa que grita 'Vítima da Moda'?"



0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

UseBlush Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare