30 de abril de 2012

Por dentro de uma fábrica Zara

Por Tarícia em 4/30/2012

A matéria publicada no site da Vogue me despertou curiosidade e, de quem não despertaria? Zara, assim como muitas outras do grupo Inditex, são a cada nova estação uma constante fonte de desejos de renovação e atualização dos looks!


imagem: vogue


"Conhecida como a maior potência do fast fashion espanhol, ao contrário do que se pensa a Zara concentra sua produção na Europa (cerca de 65% do total) e não na China ou na Índia! Os principais polos de produção das peças ficam em Portugal, Espanha, Turquia, Romênia e Bulgária. Uma grande característica é que quase não se vê gente circulando pelos galpões a trabalhar, as milhares de peças realmente são movimentadas sozinhas em cabides suspensos. Tudo muito informatizado, são máquinas que cortam tecidos sem parar, que depois são levados para confecções próximas e costurados de acordo com moldes estabelecidos pela equipe de estilo.


Quado as peças já estão prontas, recebem etiquetas com preços e alarmes, são passadas a ferro por um time de operárias e, depois, penduradas em cabides – exatamente como chegarão às lojas do mundo inteiro."


imagem: vogue


Quem já não conhece o símbolo máximo de identidade da Zara? A loja, como uma grande fast fashion, demora em média 15 dias para fazer as peças, em projeto, chegarem às lojas! "Para conseguir acompanhar as tendências em ritmo frenético, sem depender de fornecedores têxteis, um dos fatores que tem grande peso é que a empresa faz compras gigantescas de tecidos brancos, que são estampados ou tingidos de acordo com cores e prints em alta a cada temporada.


Da fábrica, a peça caminha sozinha, pendurada em seu cabide, até o centro de logística. Quando chega por lá, vai direto para araras de lojas específicas, tudo de forma automática. Depois disso, aterrissam em 24 horas às Zaras da Europa por via terrestre e em cerca de dois às Américas, por avião. São milhares de unidades idênticas de cada modelo."


Na imagem anterior, o casaquinho Fantasia Vivo, vermelho com bordados pretos à la Chanel.
imagem: Zara lookbook 




0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

UseBlush Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare